Pereira da Viola

Videos - Pereira da Viola

International
Shops

search for music by Pereira da Viola at amazon



search for rare music at Music Stack

Links:
Pereira da Viola

pesquisa  Pereira da Viola

DVDs
Pereira da ViolaPereira da Viola -  Nasceu


Pereira da Viola

José Rodrigues Pereira
Nascido - Teófilo Otoni, MG

Biografia

Cantor. Compositor. Violeiro.

Nasceu no lugarejo de São Julião, distrito de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, no nordeste de Minas Gerais. Sua família é descendente de índios. Viveu durante algum tempo em São Mateus, no Espírito Santo. Seu pai era lavrador e teve mais 13 filhos. Também trabalhou na lavoura, assim como os pais. remdad -->

Composição

  • Boi de Isnaldo
  • Boi encantado (com João Rodrigues)
  • Cirandinha
  • Embolada de caboclo
  • Fantasia rabinal
  • Misturas e mistérios
  • Discografia

  • (2004) Violeiros do Brasil • Revivendo CD
  • (2004) Viola Ética CD
  • (1998) Viola cósmica CD
  • (1998) Violeiros do Brasil • SESC-Núcleo Contemporâneo CD
  • (1996) Tawaraná CD
  • (1993) Terra boa LP
  • Pereira da Viola – Novos Caminhos (2018)

    O violeiro, cantor e compositor já percorreu muitas estradas e veredas. Como bom viajante, sabe que o mais importante não é a chegada, mas a travessia. Seu mais recente trabalho, “Novos Caminhos”, é uma confirmação desse destino caminhante. Pereira se revela por inteiro com seus elementos mais puros, apenas voz e viola. A busca da singeleza não esconde o delicado acabamento da expressão. Em 13 canções e histórias, estão o universo e a aldeia, o coração apaixonado e o coração valente, a natureza e os homens.

    Foram necessários seis discos, um DVD e mais de 20 anos de carreira para chegar à depuração de “Novos Caminhos”. A grande força do trabalho, a simplicidade, só é alcançada porque existe um sólido trajeto de escolhas artísticas por trás. Sem falar do prazer que sempre mostrou em dividir seu ofício com parceiros, instrumentistas e cantores. Para o músico, o trabalho coletivo sempre foi uma decisão estética e consequência ética do compartilhamento que anima sua vida. Estar só e inteiro, neste momento, só é possível porque traz junto a memória de tantos companheiros.

    Senhor absoluto dos recursos da viola, Pereira mostra em seu disco todas as possibilidades do instrumento, garantindo um suporte delicado para sua madura interpretação vocal. O cantor Pereira da Viola é tão completo e único como o instrumentista, o que é bastante raro no cenário da música de raiz. Essa expressividade peculiar nos dois campos é mais um motivo do acerto da escolha do formato voz e viola.

    O repertório do disco traz nove temas autorais, todos em parceria com poeta João Evangelista Rodrigues, ao lado de canções Padre Zezinho (“Mãe do Céu Morena”), Cyelne Peluso e Olívio Araújo (“Sabiá”) e Nilson Chaves (“Bela Pessoa”). Completando o álbum, dentro da tradição da oralidade e dos causos, fortemente presente em apresentações do artista, Pereira recria uma lenda hindu, narrada ao som da viola em acordes de tonalidade impressionista.



    Faixas:
    01 – Lenda Hindu – Adap. Pereira da Viola
    02 – Mãe do Céu Morena – Pe. Zezinho
    03 – Novos Caminhos – Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
    04 – Cor de Café - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
    05 – Sabiá – Cylene Peluso e Olívio Araújo
    06 – Prenda - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
    07 – Bela Pessoa – Nilson Chaves
    08 -  Passarinho - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
    09 – Fartura - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
    10 – A Lua de Minas - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
    11 – Nas Asas de Um Condor - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
    12 – Via Crucis - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
    13 – Carinhanha - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues

    Marcadores: Pereira da Viola, Regional

    Pereira da Viola – Incelente Maravia 20 Anos (2016) DVD

    Uma viagem musical em composições, parcerias e andanças de Pereira pelo país, em um repertório que inclui, aglomera e extrapola a diversidade da música de raiz, aumentando a visibilidade da criação artística de Minas Gerais e contribui para o enriquecimento e divulgação das artes, lendas e crenças dos povos mineiro e brasileiro.

    Para a gravação do dvd e show de lançamento Pereira reuniu 20 anos de trabalho emcomposições próprias em parceria com poetas, músicos e escritores, todos eles autores fortemente influenciados pela cultura popular mineira. Dentre elas: “Incelente Maravia” (Pereira da Viola e Gildes Bezerra), “O meu Fraco é a Viola” (Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues), “Menina Flor” (Pereira da Viola e Josino Medina) e Mulheres de Argila (Pereira da Viola, Wilson Dias e João Evangelista Rodrigues).

    O dvd foi gravado ao vivo em 2014, no Minascentro, no Projeto “Quando o Jequitinhonha canta e dança” com o patrocínio do Governo do Estado de Minas Gerais e Petrobras. Contou com as participações especiais de Titane, Wilson Dias, Celio Sene, Josino Medina e Bartira Sene. A banda é composta por Dito Rodrigues (violão e voz), Carlinhos Ferreira (percussão), Gladson Braga (percuteria) e Pedro Gomes (baixo).


    Marcadores: DVD, Pereira da Viola, Regional

    Joaci Ornelas, Chico Lobo, Wilson Dias, Bilora, Gustavo Guimarães e Pereira da Viola - VivaViola - Viva A Cantoria (2013)

    O Projeto Vivaviola que reúne os músicos mineiros Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola e Wilson Dias, lança seu segundo CD, com texto de apresentação do jornalista e pesquisador Carlos Felipe Horta, foi gravado no período de Setembro de 2012 a Janeiro de 2013 e contou com o patrocínio da Vivo através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais.

    Tematicamente as composições abordam paisagens da cultura mineira, religiosidade e festas populares e o sentimento humano. Estes temas são abordados com sensibilidade artística e com ares de renovação criativa. Musicalmente é composto de diversos ritmos brasileiros como: toadas, modas, guarãneas, batuques e calangos, tratados de maneira singular preservando as origens, mas incorporando novos elementos da música contemporânea.

    A propósito do sentimento coletivo do grupo, o jornalista e escritor Carlos Felipe descreve no texto de apresentação do CD: “Como viola atrai viola, num visgo que ninguém sabe explicar, eles se juntaram. Muitas vezes. Nas conversas de amigo, nos saraus de poesias, nos palcos da vida, nos fuzuês de chão batido, nas saudações dos santos e nos encantamentos guardados dentro da alma, só aflorando quando o coração já não aguenta mais.



    Faixas:
    01 - VivaViola (Viva A Cantoria) - Bilora, Joaci Ornelas e João Evangelista Rodrigues
    02 - Dá Licença Pra Folia - Bilora, Joaci Ornelas, Gustavo Guimarães e Wilson Dias
    03 - Brasil Violeiro - Chico Lobo e Tadeu Martins
    04 - No Cumbuco do Balaio - Joaci Ornelas
    05 - Deus é Violeiro - Wilson Dias e João Evangelista Rodrigues
    06 - O Meu Fraco é A Viola - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
    07 - Vazante - Bilora
    08 - Estrela do Cerrado - Gustavo Guimarães
    09 - Nobreza - Wilson Dias e João Evangelista Rodrigues
    10 - Carta Bonita - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
    11 - Sertão Urbano - Bilora
    12 - Flor de Bemquerer - Joaci Ornelas
    13 - Ande A Viola Me Levar - Gustavo Guimarães
    14 - Ciranda de Reisado - Chico Lobo e João Evangelista Rodrigues
    15 - Viola de Mutirão - Wilson Dias e João Evangelista Rodrigues   Um comentário:
    Marcadores: Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola, Regional, Wilson Dias

    Pereira da Viola – Akpalô (2008)

    Pereira lança o seu quinto álbum, batizado “Akpalô” que, em nagô “contador de histórias, aquele que guarda e transmite a memória do seu povo”. Com uma sonoridade surpreendente Pereira traduz toda influencia da cultura herdada dos antepassados, um verdadeiro resgate das origens afro-indígenas que formam a identidade mineira e mais precisamente do Vale do Mucuri, norte de Minas Gerais.

    Com uma simplicidade sofisticada e elegante pereira nos leva suavemente por caminhos inusitados no que se refere à poesia e melodia numa das mais belas traduções sonoras das tradições e manifestações do norte de minas.

    Akpalô um divisor de águas na trajetória de Pereira, pois nos faz sentir mais brasileiros do que nunca identificado com o povo simples do interior de onde todos têm origem este trabalho não deixa duvida sobre a imensa riqueza de nossas raízes culturais e o talento impar do povo brasileiro um verdadeiro tratado caipira Akpalô poderia ser considerado a carteira de identidade do povo brasileiro.

    Porta-voz de sua região pereira reuniu um repertorio rico e ainda por cima carregado de outras influencia sonoras uma espécie de dialogo com o blues, MPB, inclusive a musica clássica entra nesta conversa afinada resultando em um belíssimo resultado que nos leva a trilhar ao encontro de nossas raízes.

    Dirigido e arranjado por André Siqueira, com as participações especiais de Tambolelê, Titane, Celso Moretti, Rubinho do Vale, Gabriel Guedes, Dércio Marques e Lígia Jacques, tai é só conferir e saborear este quitute sonoro, pois tem cheiro, sabor e as cores do povo brasileiro Pereira da Viola libertando a musica caipira.

    “Não quero romper com nenhum universo, mas também não quero ser refém de nenhum. Não vim aqui para ficar repetindo ninguém, nem a mim mesmo”. Pereira da Viola



    Faixas
    01 - Brasil Nome de Vegetal ( Celso Adolfo )
    02 - Akpalô ( Pereira da Viola/ J. Medrado Cantão )
    03 - Folia dos Pretos ( Luiz Theodoro/ Henrique Gomes )
    04 - Tá no Tombo ( Pereira da Viola/ João Evangelista Rodrigues )
    05 - Mestre Diola ( Gonzaga Medeiros )
    06 - Canção Guarani ( J. Medrado Cantão/ Wagner dos Santos )
    07 - Viola in Blues ( Pereira da Viola/ João Evangelista Rodrigues )
    08 - Folia de Reis " Nas Lonjuras desta terra " ( Rubinho do Vale )
    09 - Trem da História ( Rubinho do Vale )
    10 - Viola de Festa ( Tavinho Moura/ Pereira da Viola )
    11 - Voltado Inteiro " Na lagoa que tem léo " ( Domínio Público )
    12 - Viola Cósmica ( Pereira da Viola/ Gildes Bezerra )
    13 - Pau de Atiradeira ( Papalo Monteiro )
    14 - Louvação ( Levi Ramiro )
    15 - Beija Mar " Riacho de Areia" (Domínio Público do Vale do jequitinhonha )
    16 - Batucongo ( Domínio Público )
    Marcadores: Pereira da Viola, Regional

    João Evangelista Rodrigues, Pereira da Viola e Wilson Dias - Pote (2010)

    A melodia vem do chão, da musicalidade, da poesia. Deste encontro telúrico nasce o “Pote”, um CD independente e inédito, criado em parceria com violeiros e os cantadores, Pereira da Viola e Wilson Dias, e o poeta e jornalista João Evangelista Rodrigues. Três mineiros de águas fortes e confluentes, vindos respectivamente, dos Vales, do Mucuri, do Jequitinhonha e do São Francisco. Três vertentes com raízes comuns no que diz respeito à cultura popular, ao sentimento de religiosidade e às convicções políticas, fundados na amizade e na defesa da cidadania. O show de lançamento do CD “Pote” será dia 14 de outubro, quinta-feira, às 21 horas, no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte.

    O CD “Pote” pode ser definido como contemporâneo e primitivo. Rústico e refinado. Feito a mão. Modelado pela sensibilidade da palavra e conduzido pelo fio mágico dos acordes da viola. O “Pote” emerge da imaginação, dá asas ao sentimento, vivifica as coisas e objetos perdidos e/ou esquecidos no sertão. O mesmo infinito e indefinido sertão de João Guimarães Rosa, ao mesmo tempo íntimo, concreto e transcendental. Um sertão que todos somos ainda apesar das urbanidades e desurbanidades contemporâneas.

    Em todas suas dimensões de utensílio, de arte, o pote é sagrado pelos segredos que contém e revela, por suas qualidades pictóricas. Um pote pode servir ainda de sepultura, de túmulo, e isto só aumenta e valoriza seu potencial significativo, sua transcendência. Em nada diminui, portanto, a magia de sua beleza. Quando animado pela poesia e pela música cria asas, canta e voa feito pássaro entre montanhas mineiramente latinas. No CD, faixas como Sem Desatino, Mulheres de Argila, Sagarana Ana, Pacha Mama, Fim de Tarde, Latina e Tributo; sem nenhum prejuízo crítico para as ouras canções que integram o disco, atingem alto grau de expressividade poético-musical. Seja pelo lirismo ou pelo comprometimento com a vida e o desatino do ser humano em um planeta ameaçado.

    O CD é uma homenagem à palavra poética pela valorização da letra no processo de composição musical. É também um reconhecimento do trabalho de criação do poeta João Evangelista que, além da música, utiliza-se de várias linguagens e campos de conhecimento para expressão como filosofia, jornalismo, literatura e fotografia. Foi a intenção de destacar o papel da letra na construção da canção que orientou todas as etapas de produção do CD, desde a composição, passando pelos arranjos, processo de gravação, interpretação, mixagem e concepção gráfica do encarte.

    É por isso que ao manusear e ouvir o CD pode-se perceber com todos os sentidos a intensidade e o sabor de cada palavra, de cada imagem, sua textura e visualidade. Um verdadeiro cinema sonoro onde a música feita na viola revela as tonalidades de cada história. A palavra cantada torna-se palavra encantada. Música necessária e mágica, fruto de um encontro espiritual e artístico ente os três compositores. Uma trindade que só vem enriquecer a música feita na viola caipira, em Minas. Por isso mesmo, a viola, cada vez mais valorizada no complexo cenário musical brasileiro da atualidade, ganha uma nova aliada, a poesia que se mistura, de maneira equilibrada e harmônica, com o timbre e com a autêntica sonoridade do instrumento. Assim, tanto do ponto de vista temático, quanto musical e poético, pode-se dizer que há uma verdadeira sintonia criativa e estética.

    As 14 composições do CD são todas assinadas por João Evangelista Rodrigues, autor das letras, e por Pereira da Viola e Wilson Dias, responsáveis pelas melodias e interpretação. Participam da gravação os músicos: Pereira da Viola e Wilson Dias (voz e viola), Pedro Gomes (contrabaixo), André Siqueira (guitarra e violão), Carlinhos Ferreira (Percussão), tem ainda a participação especial do cantador e compositor Dércio Marques. A arte gráfica é da designer e jornalista Doris Sanabio.


    Faixas
    01 – Sem Desatino
    02 – Sagarana Ana
    03 – Sete Donzelas
    04 – Fim de Tarde
    05 – Mulheres de Argila
    06 - Brasil Festeiro
    07 – Mutirão
    08 – Bicho do Mato
    09 – Missa do Galo
    10 – Latina
    11 – Prefiro
    12 – Vazante
    13 – Pachamama
    14 – Tributo
    Marcadores: João Evangelista Rodrigues, Pereira da Viola, Pereira da Viola e Wilson Dias, Regional

    Joaci Ornelas, Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias Bilora e Gustavo Guimarães - Viva Viola (2008)

    Projeto Vivaviola - 60 cordas em movimento
    Por João Evangelista Rodrigues
    Instrumento fundamental na formação da identidade cultural de Minas e do Brasil, a viola caipira continua presente nas manifestações culturais, nas festas religiosas e populares em todo país. Nas palavras do professor Romildo Sant’Anna a viola caipira “é uma das mais relevantes expressões da cultura e da arte radicalmente brasileira”.

    A música de viola é uma linguagem expressiva da cultura identitária brasileira. A viola é fruto de uma realidade cultural complexa formada por elementos religiosos, crenças, costumes, permeada por matizes étnicos e históricos. Por isso, o instrumento, em suas diversas formas de uso, contribui para escrever a história da música brasileira.
    A música de viola ressurge a partir dos anos 80 no ambiente cultural contemporâneo - após um período de ostracismo - com força e importância no cenário fonográfico. Diferente dos modismos, ela retrata questões relacionadas à tradição com ênfase na expressão de raiz.

    Lançado com grande sucesso em outubro de 2008, no Teatro Alterosa, em Belo Horizonte. O projeto reúne os violeiros Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola e Wilson Dias, compositores e intérpretes da autêntica música de viola.

    Símbolo do coletivo, do mutirão, este projeto encadeia-se no processo de legitimação da viola caipira como marca da diversidade cultural brasileira. O espetáculo VivaViola é, de certa forma, uma referência aos sertões de minas, através de canções que refletem as vivências afetivo-sensorial deste grupo de cantadores comprometidos com a realidade social e os valores da cultura brasileira.

    O “VivaViola” apresenta o universo da viola caipira em vista a sua importância e seu ressurgimento como expressão artístico-cultural. Revigora a existência de uma coletividade em torno da tradição, no âmbito da música mineira e brasileira.

    Os artistas, cada qual com suas particularidades e estilos, naturais de diferentes lugares de Minas, apresentam músicas que retratam as influências dos lugares de onde vieram, em genuínas formas de expressão, como modas, batuques e toadas.


    Faixas
    01- Folia de chegada - Dom. público
    02- A voz do rio - Gustavo Guimarães
    03- Toada do amor -  Bilora
    04- Pois sim pois não - Pereira da Viola / João Evangelista Rodrigues
    05- Canção de Siruiz - Wilson Dias (Dom. público registrado por  Guimarães Rosa em Grande Sertão Veredas)
    06- Boi de Santana - Gustavo Guimarães
    07- Coqueiro vai - Dom. público - adaptação: Josino Medina
    08- Catira - Chico Lobo
    09- Brasil festeiro -  Wilson Dias / João Evangelista Rodrigues
    10- Calango na cidade - Bilora
    11- Moda de violeiro - Joaci Ornelas / João Evangelista Rodrigues
    12- No braço dessa viola -  Chico Lobo
    13- Menina flor - Pereira da Viola / Josino Medina
    14- Batuque de despedida/Té logo meus companheiros - Dom. público
    Marcadores: Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola, Regional, Wilson Dias


    Músicas para FIFA Copa do Mundo Rússia 2018

    World cup song England 2018 World cup song Brasil 2018 World cup song Russia 2018
    Cançao para Seleção Inglës com musica Brasileira Música para Seleção Brasileira Música Oficial com Letras e Tradução em Português

    Volta a Artistas

     ------  Copyright © 1998-2018 MusicaPopular.org -----  contato webmaster

    videos letras discografia biografia article musica mp3 galeria imagens pictures